A Coleção Lageana é um programa editorial das áreas de recuperação de acervos históricos e de desenvolvimento de pesquisas histórico-culturais referentes a Resende Costa, região do Campo das Vertentes e Minas Gerais. Integrada por obras literárias e não literárias, a coleção se destina àqueles que se interessam pelo estudo e pela divulgação da história e da cultura do antigo Arraial da Lage, da região e do estado.

A criação da Coleção Lageana, idealizada por Elaine Amélia Martins, foi inspirada nas prestigiosas congêneres Coleção Brasiliana e Coleção Mineiriana. O termo “Lageana”, grafado do “g”, tem o significado simbólico de ligar a coleção à história do município, que nasceu em meados do século 18 como Arraial da Lage (Lage, ou Lágea), nome que conservou até sua emancipação política em 1912, agora com o nome de seus ancestrais mais ilustres, os inconfidentes Capitão José de Resende Costa, o pai, e seu filho do mesmo nome, o Conselheiro José de Resende Costa.

A Coleção Lageana tem a chancela e o fomento da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais através do Fundo Estadual de Cultura, que aprovou e patrocinou o projeto de criação do programa editorial em 2009 e os outros projetos de sua continuidade em 2011, 2012 e 2013. Dado o ineditismo, o caráter precursor e a importância regional do programa editorial, foram aprovados todos os seus 4 projetos propostos ao Fundo Estadual de Cultura, garantindo-se a publicação de 12 livros.

Conheça dos livros da Coleção Lageana.