A amiRCo é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de natureza cultural e social, fundada em maio de 2004 com a ideia-objetivo de congregar, apoiar, promover e desenvolver ações socioculturais em benefícios da comunidade.

A partir da atividade inicial, a constituição de um núcleo de estudos e pesquisas congregando os estudiosos do fenômeno da linguagem na cidade e região, outras atividades foram se sucedendo, como a realização de concertos, concursos, festivais de cultura, blocos de carnaval, apresentações musicais etc. Houve a criação de um coral e a constante mediação entre a comunidade e o poder público para solução de questões de preservação do patrimônio histórico e cultural. O envolvimento na recuperação da música sacra na Semana Santa é outro objetivo silencioso da entidade.

As atividades da amiRCo buscam a integração com o poder público, com as escolas e com os diversos segmentos comunitários e/ou institucionais ligados às questões culturais, sociais, esportivas e ambientais do município e da região do Campo das Vertentes.

A amiRCo tem como principais realizações a defesa do patrimônio histórico e cultural e a criação e desenvolvimento do programa editorial Coleção Lageana que, com a chancela e fomento da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais através do Fundo Estadual de Cultura, valoriza e incentiva pesquisas e produções sobre a história e a cultura do antigo Arraial da Lage, bem como da região do Campo das Vertentes e do estado de Minas Gerais.

“Na amiRCo, cumpri três períodos de presidência e, a partir de 2007, juntamente com a professora Elaine Martins, demos um salto cultural exitoso, através da “Coleção Lageana”. O enfoque primordial dos projetos (12 edições de variados temas) foi Resende Costa, passando, a partir de 2015, a atingir os municípios da região dos Campos das Vertentes. Se tivermos fôlego, quem sabe Minas Gerais. No momento minha função é de membro do Conselho Consultivo e terei o prazer de levar adiante os projetos da Coleção Lageana.”
Rosalvo Pinto