COLEÇÃO LAGEANA I

Concepção e criação da “Coleção Lageana” e seu conselho editorial. Trata-se de um programa editorial a ser formado por obras cujos conteúdos são resultados de pesquisas histórico-culturais, ensaios e textos literários destinados àqueles que se interessam pelo conhecimento, estudo e divulgação do antigo Arraial da Lage, dos Campos das Vertentes e das Minas Gerais. O projeto contempla a edição e produção de dois livros: “Livro de Pallidas Reminiscências da antiga Lage…” (1920 – reedição, fac-simile), de José Augusto de Rezende e org. por Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto, e “Um olhar sobre Resende Costa: antologia de textos do Jornal das Lajes” (jornalismo e estudos histórico-culturais), org. Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto. O processo de reedição fac-simliar do “Livro de Pallidas Reminiscências da antiga Lage…” (1920) envolve também uma pesquisa acerca da biografia do autor e a recuperação do único exemplar do opúsculo, uma obra rara impressa em 1920 pela Typogaphia Commercial, em São João del-Rei (MG).

Concepção e elaboração | Elaine Amélia Martins

Financiamento | Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/Fundo Estadual de Cultura (2009)

Coordenação | Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto

 

COLEÇÃO LAGEANA II

Desenvolvimento do programa editorial Coleção Lageana, com a edição e produção de mais três livros: “Móbiles de areia” (crônicas), de Evaldo Balbino, “Os inconfidentes José de Resende Costa pai e filho e o Arraial da Lage” (reedição), de Rosalvo Pinto, e “Retratos de uma Resende Costa centenária” (fotografia).

Concepção e elaboração | Elaine Amélia Martins

Financiamento | Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/Fundo Estadual de Cultura (2010)

Coordenação | Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto

 

COLEÇÃO LAGEANA III

Desenvolvimento do programa editorial Coleção Lagena, com a edição e produção de mais quatro livros: “O embuçado” (ficção histórica), de Alair Coêlho de Resende, “Memórias do antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha de França de Lage…” (1a. edição), de Juca Chaves (1904-1975) e org. por Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto, e “Coalhadas e rapaduras: estratégias de inserção social de músicos negros de São João del-Rei no séc. 19” (história), de Eduardo Lara Coelho. O processo de edição póstuma do livro “Memórias do antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha de França de Lage…” envolve uma minuciosa preparação dos materiais originais com várias versões datiloscritas e manuscritas e com intervenções do memorialista Antônio de Lara Resende.

Concepção e elaboração | Elaine Amélia Martins

Financiamento | Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/Fundo Estadual de Cultura (2012)

Coordenação | Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto

 

COLEÇÃO LAGEANA IV

Desenvolvimento do programa editorial Coleção Lageana, com a edição e produção de 3 livros: “Memória histórica sobre os diamantes” (1836 – reedição, fac-símile, estudo crítico de Júnia Ferreira Furtado), de autoria do Conselheiro José de Rezende Costa, “Portas que viram janelas” (poesia), de Mário Márcio Quadros, e “História de política de municípios das Vertentes” (jornalismo), de José Venâncio de Resende; e a criação de um website. O processo de preparação de originais e reedição fac-similar do opúsculo “Memória histórica sobre os diamantes” envolve também a atualização ortográfica do texto, a ser publicado em duas versões, e o estudo crítico da professora e pesquisadora Júnia Ferreira Furtado (UFMG). Trata-se de um livro de grande valor histórico escrito pelo Conselheiro José de Rezende Costa (também inconfidente) e impresso em 1836 pela Tipografia Imperial e Constitucional de J. Villeneuve, no Rio de Janeiro. O exemplar (original) pertence ao acervo de obras raras da Biblioteca Nacional, instituição interessada a ser coeditora da publicação.

Concepção e elaboração  | Elaine Amélia Martins

Financiamento | Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais/Fundo Estadual de Cultura (2012)

Coordenação | Elaine Amélia Martins e Rosalvo Gonçalves Pinto