Agora é oficial! Tixa é reconhecida mascote de Resende Costa
No último dia 17 de agosto, foi apresentado na Câmara Municipal projeto de lei nº 127/2022, de autoria do vereador Fernando Chaves (PDT), que reconhece a Lagartixa, carinhosamente apelidada de “Tixa”, como mascote oficial do município de Resende Costa. O projeto foi aprovado por unanimidade e resultou na Lei Municipal n° 4.981/2022. De acordo com o texto, “a Lagartixa é um símbolo que faz referência lúdica ao município de Resende Costa há mais de um século. Há registros históricos dessa velha alcunha que se refere aos resende-costenses ainda nos tempos do antigo Arraial da Lage.”
O vereador Fernando Chaves falou ao JL sobre seu interesse ao apresentar o projeto de lei. “Tenho interesse pela história da mascote há muito tempo. Em 2012, escrevi um artigo para uma revista comemorativa dos 100 anos do município de Resende Costa, no qual comento a provável existência de um Jornal Mural intitulado “O Lagartixa”, no antigo Arraial da Lage. Esse fato mostra quanto antiga é essa nossa alcunha e está documentada numa dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de São João del-Rei por um historiador chamado Alex Lombello. Depois disso, pude acompanhar, em 2017, uma iniciativa muito criativa da Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) e da amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa), que editaram uma revista em linguagem de gibi, promovendo a Lagartixa como um personagem lúdico ligado à história de Resende Costa. Desde então, com a expansão do turismo e também das novas mídias, a Lagartixa passou a ser adotada comercialmente na cidade. Não demorou para várias empresas utilizarem o bichinho em suas estratégias de marketing. Para mim, é uma honra ser autor do projeto de lei que oficializa a nossa mascote municipal. É uma grande satisfação poder coroar com essa lei um movimento que é espontâneo e que surgiu do espírito empreendedor do povo de Resende Costa”. Fernando destaca também os benefícios da mascote Tixa para a promoção do turismo em Resende Costa. “O poder público municipal fica não só autorizado, mas também incentivado a investir na promoção e na divulgação da Tixa para fins educativos, informativos e de divulgação turística.”
Lucas Paulo, prefeito em exercício de Resende Costa, chama a atenção para o fato de a população ter aprovado a ideia. “A importância maior é que a população abraçou a ideia e os turistas gostaram. Podemos ver turistas tirando fotos com a Tixa e, com isso, levando a nossa mascote para diversos lugares do país. Isso é muito bom para o turismo em nosso município, pois desperta a curiosidade de mais e mais pessoas virem nos visitar”. Lucas Paulo informou que é interesse da administração instalar estátuas da Tixa em outros lugares da cidade, além dos pontos comerciais na Avenida Alfredo Penido, a “Avenida dos Artesanatos”. “A ideia é fazer mais mascotes da Tixa e instalá-los em pontos estratégicos da cidade para ficar algo mais oficial, dar um sentimento de acolhimento para a população e para os turistas”.
Criação
O empresário do ramo do artesanato, Cícero Resende Chaves, criou a Tixa no ano de 2017, quando estava na presidência da Asseturc. Para ele, a importância da Tixa justifica-se por ela não ser uma mascote inventada, mas idealizada. “Existem registros históricos escritos no século 19 que já citam o resende-costense com o apelido de ‘Lagartixa’ e também no conhecimento popular. Em toda a região, principalmente para as pessoas mais velhas, sabe-se do apelido do resende-costense de Lagartixa. Portanto, ela tem cunho cultural, cunho histórico, e isso fortalece a Tixa como mascote da cidade. Ela não foi um coelho tirado da cartola, ela tem valor histórico.”
Cícero conta que durante grande período da sua vida esteve ativo em sua participação nas associações e instituições culturais, comerciais e turísticas, sempre em busca do desenvolvimento e divulgação do turismo e da cultura em Resende Costa. “Uma vez fazemos parte desses movimentos, é mais natural que a ideia surja daí. Foi natural, então, que em algum momento viesse o ‘estalo’ de criar algum produto que fizesse com que o turista que aqui viesse fotografasse e postasse nas redes sociais. Ou seja, alguma coisa que chamasse a atenção e que levasse o nome da cidade com uma ‘hashtag’”. Cícero teve inúmeras ideias até chegar à concepção da estátua da Tixa, que atualmente se encontra presente em diversas lojas de artesanato e outros pontos comerciais na avenida Alfredo Penido. “Cheguei a pensar em muitas coisas, como, por exemplo, fazer molduras, arrumar carros velhos para as pessoas tirarem fotos fingindo que estão dirigindo... Até que certo dia veio o ‘estalo’ de criar um boneco em tamanho real para que fosse um chamarisco para foto. Eu pensei naqueles mineiros que são feitos de toras de eucalipto. Com poucos minutos depois do ‘estalo’, eu lembrei: Lagartixa!”
Após a ideia, veio o período de elaboração. “Depois que eu tive essa ideia, tive a felicidade de guardá-la comigo durante, aproximadamente, ano. E como eu fiquei com isso na minha cabeça, fui construindo o projeto como um todo. Foi aí que pensei em fazer os bonecos, as esculturas de Lagartixa.”
A revistinha da Tixa
A mascote de Resende Costa é também personagem de revista. Cícero conta como foi a criação da “Revista da Tixa”, escrita pelo professor José Antônio Oliveira de Resende e ilustrada pelo desenhista Pablo Quaglia Rodrigues. “Pensei em fazer uma revista cultural, semelhante a uma revista em quadrinhos, da Lagartixa contando a história da cidade e do tear. Foi somente depois disso que pensei no apelido dela, a fim de torná-la mais lúdica. Fiquei mais de um ano pensando: ‘a lagartixa, a lagartixa’... De repente eu criei o apelido ‘A Tixa’”.
Quando Cícero apresentou a sua ideia às pessoas envolvidas na amiRCo e na Asseturc, o projeto estava praticamente consolidado. Faltava a execução. Ele relata dificuldades e desafios, como convencer a população de que “estava meio acanhada no início”. Porém, comemora o sucesso da mascote oficial do município. “Eu acho que hoje já pegou, nós temos um monte de comércios que usam o nome e a marca Tixa: lanchonete, loja de artesanato, tecelagem, e assim vai. Uma coisa que é importantíssima e que eu gostaria de citar é a participação e o envolvimento das associações, principalmente a Asseturc e a amiRCo, porque, sem essas pessoas que eu vou citar agora, a Tixa não existiria. Se puder nominar, eu agradeceria muito ao Edmar de Assis, ao Fagner, Luciene, Telinha, Edésio Lara, professor José Antônio, André Eustáquio e tantos outros. Sem o engajamento dessas pessoas na criação e no desenvolvimento do projeto, a Tixa não teria saído.”
Marketing
O idealizador da Tixa fala sobre a importância do uso da mascote como estratégia de marketing, como fixação de marca da cidade na memória e na experiência do turista. “No marketing esportivo, por exemplo, a mascote é muito utilizada. Daí a importância de a cidade ter uma mascote para uso de marketing e para marcar a cidade de várias formas, não só com o pôr do sol, com o artesanato, mas tendo uma marca lúdica. Quem sabe no futuro, com a tecnologia sendo desenvolvida cada vez mais, possamos pensar na criação de pequenos desenhos animados...? O próprio poder público poderia, por exemplo, criar uma campanha de vacinação utilizando a mascote, ou uma campanha de trânsito. Sinto que tem faltado, da parte do poder público, maior divulgação da mascote. Você vai às lajes, por exemplo: fizeram uma praça linda, mas está faltando a mascote lá. A revista que nós fizemos, em parceria com a prefeitura, ficou maravilhosa. Nós já distribuímos quase 20 mil revistas! O turista adora essa revista, ela ficou com uma leitura muito ‘gostosinha’ e atinge todos os públicos. Está faltando a prefeitura colaborar, fazer mais impressões dessa revista”.
De acordo com Cícero, a lei facilitará ao poder público investir mais na divulgação da Tixa e sua utilização enquanto estratégia oficial de marketing. “Facilita para novas aprovações e novos projetos que venham a ter, porventura, a participação do poder público”.
Turismo
Lucas Lara, chefe da Divisão de Turismo e Artesanato da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, comentou sobre a importância da mascote Tixa para a cidade. “A Tixa ser a nossa mascote vem de muito tempo, apesar de que nós resende-costenses nem sempre termos gostado dessa alusão e apelido. A ideia e o projeto de ressignificar nossa relação com esse amado bichinho foi incrível e primordial para o desenvolvimento turístico de nossa cidade. Consequentemente, reforça a curiosidade e a fama do local, atraindo mais turistas. Com isso, mais valorizado e comercializado será o nosso artesanato. Assim como “capital do artesanato têxtil”, sermos a cidade das lagartixas é um ‘place branding’ para Resende Costa. O termo é como criar uma marca para o local, potencializando identidades e fortalecendo o local”.
Lucas opinou sobre o projeto de lei que oficializa a Lagartixa como mascote de Resende Costa. “O projeto de lei de Fernando Chaves é essencial para fortalecer um projeto que já foi acolhido pela população e pelos nossos visitantes. A oficialização e reconhecimento da lagartixa como mascote oficial de nosso município, de certo, ajudará no envolvimento das pessoas que vivem nos lugares e os utilizam, pretexto fundamental para que qualquer projeto de identificação como este dê certo. Aquilo que era pejorativo hoje é sinônimo de orgulho e simboliza nossa cidade”.