amiRCo realizará I Festival de Música de Resende Costa

foto

A Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa realizará entre os dias 27 e 30 de julho de 2017 o I Festival amiRCo de Música de Resende Costa. O evento terá a participação de músicos e professores de importantes instituições de ensino de música e orquestras de Minas Gerais. A programação contará com oficinas de música, missa solene, retreta e recitais. O festival homenageará o resende-costense monsenhor José Hugo de Resende Maia.

O festival oferecerá oficinas de Flauta, Clarinete, Saxofone, Trompete e Trombone. As oficinas acontecerão nos dias 27 e 28 de julho, na Escola Estadual Assis Resende, de 9h:30 às 12h e de 14h às 17h:30.

As inscrições são gratuitas, estarão abertas a partir do dia 12 e terminarão no dia 19 de julho.


REALIZAR INSCRIÇÃO


 

CLEBER ALVES (Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG)

O Saxofonista, arranjador e compositor é, hoje, um dos nomes da música instrumental brasileira. Com um trabalho que se caracteriza pela sonoridade lírica e criatividade melódica, passeia com propriedade pelo jazz e MPB. No Brasil foi aluno dos saxofonistas José Eymard, Evaldo Robson, Nivaldo Ornelas e Paulo Moura.Com uma carreira de grande prestígio no meio musical nacional, Alves também morou por dez anos na Alemanha, onde fez graduação e mestrado em Jazz e Música Popular na Universidade de Música de Stuttgart (Prof. Bernd Konrad).

Sua carreira tem reconhecimento internacional, com participações em festivais na Alemanha, Suíça, Holanda, França e Espanha. Ainda na Alemanha lançou dois CDs: “Temperado” e “Saxophonisches Ensemble B”. No Brasil gravou seu segundo CD „Revinda“, onde ganhou o Prêmio Marco Antônio Araújo pelo BDMG como melhor cd instrumental produzido em Minas Gerais em 2006.Cléber é Professor de Saxofone no Curso de Música Popular na Escola de Música da UFMG e na Universidade Bituca em Barbacena. Seu novo CD –Ventos do Brasil será lançado no dia 13 de maio em Belo Horizonte pelo projeto BH?Instrumental com a participação dos compositores e arranjadores que também participaram do CD – Nivaldo Ornelas, Carlos Malta, Teco Cardoso e Mauro Rodrigues. Recentemente, participou como diretor musical e músico na gravação do DVD – Juarez Moreira no Teatro Palácio das Artes ao lado de Wagner Tiso, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, André Dequech, Mauro Rodrigues, Esdra “Nenen” Ferreira e Kiko Mitre.

 


 

DANIEL DELLA SÁVIA (Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier)

Daniel Della Savia Silva é mestre em Música - Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Bacharel em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003) com Licenciatura Plena em Música pela Universidade Vale do Rio Verde (2004). Como professor, leciona desde 2002 no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier em São João Del Rei - MG e desde 2010 no Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos em Barbacena - MG. De 2008 a 2010 lecionou também como professor substituto do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto. Paralelamente, desenvolve vários projetos de música de câmera.

 


 

DIEGO RIBEIRO (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais)

Diego nasceu no Rio de Janeiro, onde começou a estudar música aos nove anos de idade na igreja que frequentava, com o professor Robson Britto. Deu sequência à sua formação no curso técnico da Faetec de Quintino, também no Rio.

Em 2008, passou a atuar como Primeiro Trombone da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sobre a regência do maestro Marcos Arakaki e orientado por Antônio Henrique Seixas. Em 2011, foi convidado para ser Primeiro Trombone da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Em 2013, ingressou na Academia de Música da Osesp, sob orientação de Wagner Polistchuk, e, um ano depois, na Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Fez também participações frequentes como músico convidado da Osesp e da OSB.

Diego frequentou importantes festivais, como o Projeto Brasil Bone e o Festival de Campos de Jordão, sendo premiado com um curso em Den Haag, na Holanda (2013), onde estudou com Pete Saunders e Tim Dowling. Participou de masterclasses com os professores Jörgen van Rijen, Brandt Attema, Zachary Bond, Denson Paul Pollard, Mark John Mulley, Fabrice Millischer, Justin Clark e Martin Schippers. Permanece sobre a orientação de Wagner Polistchuk

 


 

ÉRICO FONSECA (Universidade Federal de Ouro Preto / Ufop e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais)

Érico nasceu em Nova Friburgo, onde começou a estudar música na Sociedade Campesina Friburguense com Uldemberg Fernandes e Vinicius Lugon. Em 1999, foi escolhido como Primeiro Trompete da OSB Jovem. Recebeu uma bolsa de estudos no Conservatório de Fribourg na Suíça, onde graduou-se em Trompete e Pedagogia Musical em 2003. É Mestre em Práticas Interpretativas em Trompete pela Haute École de Musique de Suisse Romande em 2005, como aluno de Jean-François Michel. Atualmente, além de integrar a Filarmônica, é professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Foi solista com a Orquestra de Câmara de Praga, Aargauer Symphonieorchester e outros. Na Suíça, integrou a Sinfonie Orchester Biel Solothurn e a Berner Symphonieorchester durante as temporadas 2001, 2002 e 2003. Foi professor no Conservatoire de Fribourg de 2003 até 2007 e academista da Orquestra Sinfônica da Ópera de Zurich de 2005 até 2007. Participou de masterclasses com Maurice André, Hakan Hardenberger, Urban Agnas, Adolph Herseth, Reinhold Friedrich e outros.

 Érico foi primeiro lugar no Yamaha Foundation for Europe (2003), finalista do Yamaha Trumpet Contest em Berlim (2004) e segundo colocado no concurso Jeunesses Musicales na Chaux-de-Fonds (2001).

 


 

JONAS FERNANDO (Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier & Universidade Federal de Ouro Preto / Ufop)

Natural de São João del-Rei, iniciou seus estudos de música na Banda Teodoro de Faria e posteriormente manteve aulas com o clarinetista José Botelho (OSB) no RJ. É Mestre em Música pela Uni-Rio e Bacharel em Clarineta pela UFMG. Participou de diversos cursos, onde teve aulas com renomados artistas, como Ovanir Buosi (OSESP), Sérgio Burgani (OSESP), Cristiano Alves (RJ), Jon Manasse (EUA), Alex Klein (EUA), Alois Brandhofer (Áustria).

Como músico convidado participou de diversos concertos com a Orquestra Sinfônica de MG, Orquestra de Câmara Sesiminas, Orquestra Ouro Preto, Orquestra da Semana de Música de Ouro Branco, dentre outras. 

É professor de clarineta no Conservatório de Música de São João del-Rei desde 2003 e atualmente professor substituto de clarineta/saxofone no Departamento de Música da UFOP.

Voltar as notícias

Comentários (0)

Nenhum comentário deixado.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe um comentário