Livro “Memória histórica sobre os Diamantes” é lançado em Resende Costa/MG

foto

No último sábado, 29 de outubro, a amiRCo (Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa) lançou o 11º volume da Coleção Lageana: “Memória histórica sobre os Diamantes”, escrito pelo inconfidente José de Rezende Costa, o filho. Durante a cerimônia, realizada no espaço de eventos C&M, em Resende Costa/MG, o presidente da Associação, Edésio Lara, apresentou os projetos futuros da Coleção Lageana e falou sobre o mais novo livro lançado pela amiRCo: “Temos que exaltar a figura do Rosalvo Pinto, responsável pela organização do livro. Sem ele, a amiRCo não estaria nesse patamar. A ele nossa homenagem e sincera gratidão. Já começamos agora um novo trabalho, buscando parcerias para novas produções da Coleção”.

A amiRCo preparou uma série de atividades para o lançamento: declamação do poema “Canção do Exílio” – releitura de Gonçalves Dias feita pelo escritor resende-costense Evaldo Balbino; apresentação do novo site da Associação; entrega de livros a alunas da Escola Municipal Conjurados Resende Costa, Maiara Maia e Maria Júlia;  apresentação histórica sobre a Inconfidência Mineira e o envolvimento de José de Rezende Costa, pai e filho, no movimento – feita pela professora de História Flávia Cristina; show com JP Miranda e coquetel.

O livro contém o texto original e, em fac-símile, o texto adaptado aos padrões do português atual. Rosalvo Gonçalves Pinto, diretor da Coleção Lageana e responsável pela organização da obra, citou a parceria entre a amiRCo e a Fundação Biblioteca Nacional: “Tivemos a sorte de editar o livro com a parceria da Biblioteca Nacional. A Fundação é a única no Brasil que tem esta preciosidade no seu acervo de obras raras, aliás, dispõe de duas edições, sendo a 2ª. utilizada pela amiRCo. É um trabalho de resgate da nossa história, que não poderíamos deixar se perder ao longo dos anos”. A publicação tem, ainda, o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

Coleção Lageana

Desenvolvida pela amiRCo, a Coleção Lageana é um programa editorial das áreas de recuperação de acervos históricos e de desenvolvimento de pesquisas histórico-culturais referentes a Resende Costa, região do Campo das Vertentes de Minas Gerais. Integrada por obras literárias e não literárias, a coleção se destina àqueles que se interessam pelo estudo e pela divulgação da história e da cultura do antigo Arraial da Lage, da região e do estado. A amiRCo lançou 12 livros, sendo 11 pela Coleção Lageana: Livro de Pallidas Reminiscencias da antiga Lage - hoje Villa de Rezende Costa (José Augusto de Rezende); Um olhar sobre Resende Costa: coletânea de textos do Jornal das Lajes (vários autores); Móbiles de areia (Evaldo Balbino); O embuçado: agente da conjuração mineira (Alair Coêlho de Resende); Os inconfidentes José de Rezende Costa (pai e filho) e o Arraial da Lage (Rosalvo Gonçalves Pinto); Memórias do antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha da Lage - desde os proêmios de sua existência até os dias presentes (José Maria da Conceição Chaves); Coalhadas e rapaduras: estratégias de inserção social de músicos negros em São João del-Rei - século XIX (Eduardo Lara Coelho); Portas que viram janelas (Mário Márcio de Quadros); Retratos da Centenária Resende Costa (vários autores); A política em municípios dos Campos das Vertentes (José Venâncio de Resende) e Memória Histórica sobre os Diamantes (José de Rezende Costa). Além disso, a amiRCo é responsável pela edição do livro “A Hidra de Sete Bocas - Sesmeiros e posseiros em conflito no povoamento das Minas Gerais (1750 – 1822)”, de Francisco Eduardo Pinto. Este último feito em parceria com a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

“Memória histórica sobre os Diamantes”, assim como os demais livros da Coleção Lageana, pode ser adquirido AQUI.

Voltar as notícias

Comentários (0)

Nenhum comentário deixado.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe um comentário