amiRCo realizou I Festival de Música de Resende Costa

A Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa (amiRCo) realizou, entre os dias 27 e 30 de julho, o I Festival amiRCo de Música de Resende Costa, que homenageou o resende-costense monsenhor José Hugo de Resende Maia, atualmente vigário paroquial na Paróquia de Santo Antônio de Lagoa Dourada, onde foi pároco durante 45 anos. A programação contou com oficinas de música, recitais, missa solene, show e retreta.

O festival teve a participação de professores dos cursos de música da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade de IOWA/EUA e Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del-Rei, além de músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Lira Ceciliana de Prados, Banda de Música Santa Cecília de Resende Costa e Lira de São Sebastião do Distrito de Jacarandira. Ao todo, 23 alunos participaram dos dois dias de oficinas de música realizadas na Escola Estadual Assis Resende.

“Conseguimos realizar um festival de música, sonho antigo nascido junto com a fundação da amiRCo no início de 2004. A música foi uma das frentes que elegemos como prioridade para atuação da associação. Antes já havíamos realizado outros eventos envolvendo músicos, mas, um festival nos moldes deste que acabamos de realizar, não. Com este festival, notamos que há interesse dos jovens resende-costenses em receber orientação de professores competentes, como os que trouxemos a Resende Costa”, declarou o presidente da amiRCo, Edésio de Lara Melo.

Abertura e recitais. O Teatro Municipal de Resende Costa foi palco da abertura do festival no dia 27 e dos recitais dos alunos e professores no dia 28. O público presente nos dois dias de recitais teve o privilégio de ouvir e aplaudir Mozart, Bach, Ravel, entre outros gênios da história da música interpretados por grandes instrumentistas, como Érico Fonseca (trompetista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e professor da UFOP), Diego Ribeiro (trombonista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Jonas Fernando (clarinetista, professor do Conservatório Padre José Maria Xavier e UFOP), Daniel Della Savia (flautista e professor do Conservatório Padre José Maria Xavier), Cleber Alves (saxofonista e professor da UFMG), Luiz Carlos Assunção Martins Júnior (trompista, professor do Conservatório padre José Maria Xavier e maestro da Banda de Música Santa Cecília de Resende Costa), Gustavo do Carmo (pianista e professor da Universidade IOWA/EUA). Luis Gustavo (fagotista e membro da banda de música do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte) e Jéssica Aparecida (clarinetista e professora da Orquestra Lira Ceciliana de Prados).

O prefeito municipal de Resende Costa Aurélio Suenes e o vice-prefeito José Gouvêa Filho participaram da solenidade de abertura. Aurélio destacou a importância da amiRCo para a promoção da cultura de Resende Costa e parabenizou os organizadores do festival: “Primeiramente, quero agradecer a amiRCo por existir em Resende Costa. Parabéns aos organizadores deste festival, que veio para ficar”.

Oficinas. Os 23 alunos que participaram das oficinas de flauta, clarinete, saxofone, trompete e trombone tiveram a oportunidade de conviver durante dois dias com professores de renomada competência e talento. Os alunos estudaram partituras, ouviram orientações sobre como cuidar e manusear seus instrumentos, postura corporal, aquecimento, entre tantos outros ensinamentos que irão contribuir com a formação e o aprimoramento musical deles. “Após a realização do primeiro festival de música da amiRCo, posso dizer que muitas expectativas foram alcançadas. Fruto disso foi trazer bons professores e recitais a Resende Costa, contribuindo com o trabalho que venho desenvolvendo há um ano frente à Banda Santa Cecília”, avaliou o maestro da Banda Santa Cecília, Luiz Carlos Assunção Martins Júnior.

Pouco mais de um ano como professor e regente da banda de música de Resende Costa, Luiz Carlos Júnior já descobriu talentos promissores que foram destacados pelos professores do festival, como a trompista de apenas 9 anos, Joana Gabriely Chaves, as trompetistas Laisa Aparecida e Pâmela Chaves e a instrumentista de Sax Horn Maria Eduarda. “Como maestro da banda, uma de minhas pretensões educacionais é incentivar meus alunos/músicos a participarem de festivais e estudar em conservatórios e cursos superiores”, declarou Luiz Carlos Júnior.

Edésio Lara exaltou o trabalho realizado pelos professores durante as oficinas: “Os professores que vieram, com a experiência que possuem, souberam, em curto espaço de tempo, desenvolver belo trabalho com os alunos. O resultado atingido indica que em 2018 teremos estudantes mais bem preparados e em maior número”.

Missa e encerramento. A missa solene em ação de graças ao homenageado do festival, monsenhor José Hugo de Resende Maia, foi celebrada no sábado (29), às 19h na igreja matriz de Nossa Senhora da Penha. Monsenhor José Hugo presidiu a celebração ao lado do pároco de Resende Costa Fábio Rômulo Reis e do padre Nilson de Paula Resende. Paroquianos de Lagoa Dourada vieram a Resende Costa prestigiar o monsenhor que há quase 60 anos exerce seu ministério sacerdotal na Paróquia de Santo Antônio. A celebração contou com a participação do Coro Gregoriano da amiRCo, que iniciou oficialmente suas atividades.

Após a missa solene na matriz, o Jazz e a Bossa Nova na voz de Nana Martins contagiaram o público no Mandacá Açaí. No domingo (30), às 9h, as Bandas de Música Santa Cecília e Lira de São Sebastião de Jacarandira realizaram retreta no Mirante das Lajes, encerrando a programação do festival. O público se encantou com o repertório e a performance das duas corporações musicais do município de Resende Costa, que resgataram a tradição mineira das retretas numa manhã fria, porém ensolarada de domingo.

Legado. O Festival amiRCo de Música, em sua primeira edição, deixou como legado a oportunidade dada aos músicos de Resende Costa de ter contato com grandes professores e instrumentistas. Ao público presente nos recitais, o festival mostrou que a música clássica é sim acessível a todos e que Resende Costa tem condições de promover espetáculos musicais de grande nível.

Para os próximos anos, a expectativa é de que o festival cresça em público, ofereça mais oficinas de música e concertos à comunidade. O professor e trompetista Érico Fonseca, que ministrou oficina e realizou uma série de recitais durante o festival, elogiou o evento e vislumbrou um futuro promissor para o projeto: “Vejo no festival de Resende Costa uma grande possibilidade de crescimento, sobretudo pelo valor turístico da região que agrega também Tiradentes e São João del-Rei, e pelo valor do comércio local, que se destaca pela qualidade do artesanato. Eu vejo que num futuro não muito distante uma parceria entre o festival e os principais representantes do artesanato local poderia culminar num festival que gere um atrativo turístico muito grande para Resende Costa e região, possibilitando, inclusive, a vinda de diversos professores de prestígio”.

O maestro Luiz Carlos Júnior já pensa no próximo festival: “Para o próximo festival o foco principal será áreas que não trabalhamos ou que trabalhamos pouco e que são de grande importância para Resende Costa e sua cultura musical, tais como musicalização infantil, fortalecimento dos corais, instrumentos de cordas e várias outras atividades. Fico feliz em ajudar na concretização do festival, sonhado desde 2004 pela amiRCo e realizado com sucesso em 2017, fruto de parcerias. Espero que este seja o primeiro de muitos festivais e que as ideias possam surgir para engrandecer e aprimorar a cada ano o evento”. Edésio Lara destaca a importância das parcerias para a realização do próximo festival: “Queremos manter as boas parcerias que fizemos para realizar a segunda edição do evento, com mais dias de trabalho, novos cursos e recitais gratuitos para a comunidade”.

O I Festival de Música de Resende Costa foi uma realização da Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa (amiRCo) e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Resende Costa, Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, Escola Estadual Assis Resende e Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del-Rei.

Voltar as notícias

Comentários (0)

Nenhum comentário deixado.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe um comentário