Festa do Rosário: religiosidade, cultura e tradição

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma importante celebração da fé e da valorização da cultura popular em Resende Costa. De acordo com o calendário da Igreja Católica, Nossa Senhora do Rosário é celebrada no dia 7 de outubro; mas em Resende Costa, a solenidade, com a participação dos congados e procissão, acontece, anualmente, no primeiro domingo de novembro. A festa é uma das mais tradicionais na região do Campo das Vertentes e uma das principais atrações do calendário cultural de nosso município. A celebração é conhecida também pelas barracas populares que ocupam a rua José Coelho e parte do Largo do Rosário.

Neste ano, a Festa do Rosário aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro e, no Dia Maior, domingo (6), contou com a participação de grupos de congados de diversas cidades, que vieram até Resende Costa para homenagear Nossa Senhora. “A Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma das mais tradicionais manifestações da cultura e da religiosidade de Resende Costa. Trata-se de uma celebração religiosa que traz consigo a preservação e divulgação das ricas tradições do congado. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Artesanato e Cultura, incentiva e apoia a festa justamente por acreditar na importância dela para a cultura resende-costense”, declarou o secretário de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio. “Após dois anos sem realizar a Festa do Rosário, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, neste ano voltamos. Avalio que foi uma festa muito bonita, com grande público e, o mais importante, com a participação de mais de 20 ternos de congado. Um sucesso!”, completou.

 

Tradição

Jorge, membro da Comissão Organizadora e do Congado São Benedito, atuante há mais de 20 anos na organização da Festa do Rosário, destacou a importância de se manter a tradição. “A gente sempre a mantém essa tradição porque ela é centenária. Eu ajudo na sua preservação, lembrando-me dos meus avós. Venho continuando de geração em geração. Eu participo desde os meus 6 anos de idade. Já fui príncipe, capitão e hoje continuo sendo capitão e carregando essa tradição tão significativa.”

O capitão Jorge, que tem como parceiro na organização da Festa do Rosário o Antônio “carvoeiro”, fala também sobre o grande movimento do comércio popular. De acordo com ele, neste ano as barracas atraíram ainda mais gente devido aos dois anos sem a realização da Festa do Rosário por causa da pandemia. “Um pouco de dificuldade com as coisas, mas a gente conseguiu. Graças a Deus, deu tudo certo. Tivemos muitas visitas, acho que em torno de 7 mil pessoas estavam presentes para assistir aos congados e acompanhá-los. O movimento aumentou bastante. Bem cedinho, no domingo, já havia pessoas de fora da igreja do Rosário esperando as apresentações dos congados. Mesmo depois da pandemia, esse ano tivemos 28 congados que vieram participar,vindos de diversas cidades da região.”

“Quero parabenizar a comissão organizadora da festa pelo incansável trabalho. Reiteramos que desejamos que a Festa de Nossa Senhora do Rosário cresça a cada ano, sempre se fortalecendo como importante manifestação cultural e religiosa do nosso povo. É neste sentido que vamos apoiá-la, reconhecendo o seu valor histórico, religioso, cultural e popular”,concluiu André Eustáquio.

 

Religiosidade

Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo da Diocese de São João del-Rei, esteve presente na festa e frisou a importância de se cultivar a religiosidade e preservar as tradições, os grupos de Congado e Moçambique. “Como bispo, eu dou um grande valor a esses grupos e tenho pedido que eles sejam valorizados e respeitados. Hoje, poder participar desse evento em Resende Costa e ver esses grupos de diversos lugares da região das Vertentes homenageando Nossa Senhora do Rosário é muito bonito. Parabéns aos organizadores!”

Voltar as notícias

Comentários (0)

Nenhum comentário deixado.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe um comentário