Lançado 9º livro da Coleção Lageana

Autores do livro Retratos da Centenária Resende Costa. Fotos Cássio Almeida

Minha terra tem pedreiras,
tem retalhos, tem tear;
as colchas que aqui me cobrem,
não me cobrem como lá.

Os seus becos têm cavalos,
nas cobertas, tecedeiras;
suas ruas têm as gentes
iguaizinhas as de cá.

Com esse poema de Evaldo Balbino - uma versão de “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias - fomos apresentados ao nono livro da Coleção Lageana, Retratos da Centenária Resende Costa. Um livro de registros e que todo resende-costense deve ter em casa. O livro-álbum é uma homenagem à emancipação do nosso município, quando, em 1912, se desligou da cidade de Tiradentes e passou a se chamar Resende Costa, uma homenagem ao inconfidente José de Rezende Costa.

O lançamento do livro aconteceu no dia 27 de março, na Casa de Cultura (Teatro Municipal). Com a casa lotada, o evento contou com a participação dos autores do livro, dos membros da Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa (amiRCo), de autoridades da cidade e do público em geral. A solenidade de lançamento foi apresentada por Regina Coelho, que conduziu a cerimônia com muita simpatia. A abertura da cerimônia ficou a cargo da banda de música Santa Cecília, que executou o hino de Resende Costa com muita competência.

Abre aspas

O livro

Retratos da Centenária Resende Costa faz parte da já consolidada Coleção Lageana. A coleção, que foi organizada por Rosalvo Pinto e Elaine Martins, tem o intuito de resgatar e registrar a história de Resende Costa, desenvolvendo pesquisas e publicações que contribuem com a preservação da história de nossa cidade. O livro-álbum contou com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que fomenta o desenvolvimento cultural de Minas Gerais, principalmente no interior do estado.

O livro, que foi desenvolvido nos moldes de um álbum fotográfico, foi dividido em 11 temas, que vão do esporte à política. São eles: Retratos das origens, por Edna Maria Resende; Retratos da cidade, por Elaine Amélia Martins; Retratos das atividades políticas, por Adriano Aparecido Magalhães e Maristela Peluzi; Retratos da religiosidade e ações sociais, por André Eustáquio Melo de Oliveira e João Evangelista Magalhães; Retratos das tradições musicais, por Edésio de Lara Melo; Retratos do futebol e outros esportes, por Emanuelle Ribeiro; Retratos dos movimentos culturais, por Regina Maria Resende Coelho; Retratos da arte, artesanato e ofícios, por Flávia Silva; Retratos das atividades educacionais, por Stela Vale Lara, Coraci Vale Lara e Cássia Vale Lara; Retratos dos movimentos patrióticos e cívicos, por Ana Paula Mendonça de Resende; Retratos da zona rural, por André Eustáquio Melo de Oliveira.

Cada um dos temas narra a trajetória de nossa cidade em seus respectivos aspectos. No livro o leitor encontra fotos de nossas históricas fazendas, dos primeiros resende-costenses, dos políticos que deixaram a sua marca. Para os mais velhos, o livro vai gerar um sentimento de nostalgia com as fotos das principais ruas e prédios dos primórdios da cidade. No esporte, um resgate dos inesquecíveis times do Expedicionário e do Boca Júnior, nos quais jogaram atletas nacionalmente reconhecidos.

Retratos da Centenária Resende Costa é um livro que merece ser lido e, mais ainda, ser visitado. Carnaval, esporte, artesanato, nossas escolas, nossas comunidades rurais, as bandas de música. Políticos, religiosos e os personagens que fazem parte de nossa cidade. Está tudo lá. Um livro para recordar, reviver. Uma viagem ao passado, que as portas – e janelas – se abrem para o futuro. Um álbum de família, de todas as famílias de Resende Costa, berço de heróis locais e nacionais.

Voltar as notícias

Comentários (0)

Nenhum comentário deixado.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe um comentário